resenha ~ O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares

Delicioso de ler! Sou suspeita para falar, já que amo uma boa ficção, mas O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares nos deixa encantados com esse novo mundo criado por Ransom Riggs!

    Livro:  O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares



Autor: Ransom Riggs
Editora: LeYa
Avaliação:     


Milhões de cópias vendidas em todo o mundo! Traduzido para mais de 40 idiomas! Eleito uma das 100 obras mais importantes da literatura jovem de todos os tempos Tudo está à espera para ser descoberto em "O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares", um romance que tenta misturar ficção e fotografia. A história começa com uma tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo - por mais impossível que possa parecer - ainda podem estar vivas.

O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares é o primeiro livro da trilogia O Lar das Crianças Peculiares, do autor Ransom Riggs, lançado pela Editora LeYa. É um livro surpreendentemente lindo! Que dá vontade logo de continuar lendo a série!


Eu tinha acabado de aceitar que minha vida seria apenas comum quando coisas extraordinárias começaram a acontecer comigo. A primeira delas foi um choque terrível e, assim como qualquer coisa que muda você para sempre, dividiu minha vida em duas partes. Antes e depois. Como muitas das coisas extraordinárias que viriam, ela envolveu meu avô, Abraham Portman.


O que atraiu minha atenção logo de cara na série O Lar das Crianças Peculiares foram as capas dos livros. Que capas lindas têm estes livros! Comprei os dois primeiros livros da série numa promoção do Submarino, por causa das capas, por incríveis 12 reais cada livro, acredita? <3 E logo que chegaram o que fiz foi folheá-los. E então, me apaixonei perdidamente!

Segui novamente o ritmo de não ler resenhas antes de ler o livro, para evitar spoilers. Odeio spoilers. E decididamente, foi a melhor coisa que eu fiz! O livro nos revela várias surpresas e é lindo não saber nenhuma delas através de uma resenha.

O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares é narrado em primeira pessoa pelo personagem Jacob, 16 anos, rico, tendo como maior ídolo, seu avô, um veterano da segunda guerra mundial. Logo no início do livro, Jacob sofre uma tragédia familiar e, desta forma, se inicia toda a trama misteriosa de Jacob numa ilha no País de Gales, onde, numa exploração às ruínas do antigo Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares, em busca de mais detalhes sobre a vida de seu avô, descobre que as crianças que moravam ali junto do seu avô, poderiam estar, na verdade, ainda vivas. E que todas as teorias do seu avô eram histórias verdadeiras.

Somos apresentados neste livro aos  etéreos e acólitos, ymbrynes, além das crianças peculiares. Achei brilhante este novo mundo que Ransom Riggs nos apresentou. Um mundo totalmente diferente do qual estamos acostumados e que nos faz querer sempre saber mais sobre o assunto.

O livro é recheado de fotografias em preto e branco! Imagens autênticas (algumas passaram por leve tratamento, sem serem alteradas) emprestadas de arquivos pessoais de colecionadores, destacando cada personagem especial do livro, o que torna ainda mais fascinante a leitura. Por várias vezes, logo após ler a descrição de um personagem, eu já queria virar a página para ver a fotografia e perceber que eu havia imaginado o personagem exatamente daquela forma através da descrição do autor. Magnífico! As imagens tornam essa história REAL!

De todas as imagens, a que mais me chamaram a atenção foram estas três abaixo:


Eu só podia pensar em uma explicação. AS fotos do meu avô tinham vindo daquele mesmo baú que jazia espatifado à minha frente. Mas eu não tinha certeza, até que encontrei uma foto de dois garotos esquisitos fantasiados, com colarinhos desmanchados, que pareciam alimentar um ao outro com uma espiral de fita.

Esta foto me chamou atenção principalmente pelo fato de eu ter assistido ao treiller do filme, por eu ter visto essas duas figurinhas antes e já me encantado logo de cara. Queria, no entanto que o livro tivesse detalhado mais os dois. Vamos esperar os próximos da trilogia! :D


Ele falava com um leve sotaque londrino. Círculos negros cadavéricos circundavam seus olhos como os de um guaxinim, e seu macacão, o mesmo que usava nas fotos que eu vira, como um uniforme que nunca tirasse, tinha marcas de lama e terra.

Enoch!  Este também é um personagem encantador, apesar de sua peculiaridade nada muito "agradável", por assim dizer, e de seu olhar vazio na fotografia. É também um dos meus personagens favoritos!

Então algo terrível  me ocorreu, e para testar uma teoria levei a mão aberta até a boca... Afastei a mão assustado. Depois ouvi passos e me virei para ver Bronwyn à porta.
- Você não devia estar aqui! - disse em voz baixa.

Por último, e não menos importante, essa fotografia incrível, que eu demorei para entender, mas que, quando percebi, levei um choque. Victor. Não darei descrições sobre ele. Leiam, esse livro, por favor!

Outros personagens que também me cativaram foram o próprio Jacob, por sua personalidade e persistência em conhecer mais detalhes sobre a vida do seu avô; Millard, pelo seu humor encantador; e Emma, pelo seu amor e senso de proteção para com os seus amigos peculiares.

O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares é um livro excelente! Amei a forma como o livro foi escrito. O mistério e o tom obscuro com que a história é contada, deixa a trama surpreendente a cada página. Fiquei com a impressão de que veremos muito mais, nos próximos livros, sobre a Srta. Peregrine. Acredito que tem muita coisa sobre ela que ainda não foi dito no primeiro livro da série. Até porque, as ymbrynes se mostraram os seres mais manipuladores até agora. Então, veremos quais outros mistérios sobre essas criaturas serão revelados nos próximos livros dessa trilogia viciante.

E você, já conheceu esta obra linda do Ransom Riggs? Se gosta de ficção e curte um bom suspense, não perca tempo, esta é uma excelente opção! :)

beijos, beijos! 😘

5 comentários

  1. Oi
    estou louca para ler esse livro, eu vi ele nessa promoção que comprou só que nem deu pra comprar, que bom que gostou e realmente parece ser muito bom.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu ganhei os dois primeiros volumes numa promoção e estou bem ansioso para ler esses livros.
    A edição é maravilhosamente linda. Não tem o que comentar.
    Pelos seu comentários, vou adorar o livro.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie
    Eu li o primeiro livro e curti muito, pretendo ler os outros e assistir ao filme. É muito bom mesmo!

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Estou querendo conhecer a série sim!
    Mas acho que verei o filme primeiro, haha
    Os livros parecem ser bem diferentes do comum ;)
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. ESTOU LOUCA por esse livro ♥
    Cada detalhe!
    Amei seu post!

    Beijos!
    Nívine

    http://www.outrocapitulo.com

    ResponderExcluir

Olá, queridos! Muito obrigada pela visita!

Seu comentário será sempre retribuído, desde que ele não seja ofensivo ou contenha apenas propaganda. Não custa ler a postagem antes de dar sua opinião, custa? Se custar, me fale o preço e eu vou analisar bem se sua visita vale o que você tá pedindo. rs

No mais é isso, me sigam e eu sigo de volta. ^^

beijos, beijos

Topo