resenha ~ Cuidado: Garoto Apaixonado

Resenha Especial: Semana das Crianças!

Daqueles livros que se perpetuam na sua vida. Cuidado: Garoto Apaixonado fez parte da minha infância, adolescência e me encanta até hoje  a cada vez que eu o releio! É um livro muito fofo! 

   Livro: Cuidado: Garoto Apaixonado



Autor: Toni Brandão
Editora: Melhoramentos
Avaliação:     


Não é fácil ter onze anos e estar em dívida com alguém que salvou sua vida. Principalmente quando essa pessoa é seu melhor amigo e está apaixonado pela mesma garota, que é seu primeiro amor. Timidez, lealdade, amizade. O que o impede de revelar seus sentimentos?
" Origami
dobre-me
faça de mim
um peixe, uma flor
ou um barquinho
não me incomoda
viver dobrado
desde que seja
ao seu lado
Cuidado: Garoto Apaixonado é um livro muito lindo do escritor Toni Brandão, mestre absoluto da literatura brasileira infanto-juvenil na minha opinião. O Toni tem várias obras publicadas abordando, com humor inigualável, temas do cotidiano do público pré-adolescente e jovem.

Tenho um carinho especial por este livro. O conheci através de uma tia, professora, que apresentou aos seus alunos esta história em áudio e, como fez muito sucesso, trouxe também para meu irmão e eu conhecermos. Tínhamos na época 8,  anos, aproximadamente. E eu me encantei logo na primeira vez que ouvi. Perdi a conta de quantas vezes voltava a fita (sim, sou das antigas rs) para ouvir de novo, e de novo e de novo. Tantas vezes, que cheguei a decorar vários trechos da história na época.

Um belo dia, muitos anos depois, procurando alguns livros na internet, me vem a propaganda deste livro impresso. Comprei na mesma hora. E li  reli e releio sempre, porque amo este livro! rs
" Agora eu tenho 11. Mas desde que eu tinha cinco anos, e só sabia pensar com poucas sílabas, eu já achava que a palavra amor é um substantivo muito complicado.

Cuidado: Garoto Apaixonado é uma história escrita em primeira pessoa, tendo como protagonista, Antônio, ou Tui. Deliciosamente bem escrito, o livro fala sobre amizade, família e o amor. Ah o amor! O primeiro amor, aquele da escola, que a gente sempre acha que vai ser o único e eterno.

Primeiro dia de aula, Tui e seu amigo Alê são celebridades após o ocorrido em suas férias. E eles curtem bastante esse momento até que, ao conferirem os horários das aulas, conhecem a aluna novata da escola: Camila, uma garota super descolada e diferente de todas as outras garotas da escola. Linda, estilo despojado, inteligente e, além de tudo isso, uma super goleira!

Não demora muito para que Alê pela a ajuda de Tui para conquistar Camila. E é onde a história fica mais legal ainda.

Tui é um garoto com o qual eu me identifiquei muito, desde a primeira vez em que conheci a história. Ele se descreve várias vezes no livro, como "o oitenta por cento adjetivos negativos". E é de morrer de rir as crises e o sofrimento extremo que ele se permite sentir. É, sem dúvidas, o melhor personagem do livro!


Triste em tudo. Triste no caminho do sítio, que é lindo. Triste na rede da varanda do sítio...Triste vendo as galinhas passarem com os pintinhos em fila. Triste escutando um tico-tico cantar na minha janela... Triste no sábado. No domingo. Na outra semana inteira. E na outra também. E também parecia que ficavam tristes todos os lugares onde eu pisava, passava, parava, encostava, olhava e cheirava. Eu pensei que fosse ficar triste para sempre.

Um detalhe incrível que chama muita atenção no livro é o cuidado que o Toni Brandão teve ao explorar o amor. Esse amor inocente dos 11 anos. É sim um amor verdadeiro, que a gente sente junto com o personagem, mas é puro. É fofo!

Outro fato que coloca esse livro no topo da lista dos melhores infanto-juvenis são as citações. Shakespeare, Arnaldo Antunes, Chico Buarque. Toni não economizou ao citar, de forma natural, sutil, mas ao mesmo tempo marcantes, clássicos pra lá de inteligentes nesta sua obra prima.
O Arnaldo Antunes, depois que ele saiu dos Titãs, gravou um disco, onde tem uma música chamada "Cultura", com essa poesia.

Enfim, é um livro realmente marcante! Que merece ser lido não só por crianças, mas também pelo público jovem e adulto, que quer se aventurar por amor inocente e fofo em poucas páginas. Leia para seus filhos nesta semana das crianças, eles irão amar! E você também! 

2 comentários

  1. Gostei da resenha Kelly. Não conhecia o livro, mas achei uma dica bacana, principalmente para essa semana de festividade das crianças. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Kelly.
    Não conhecia o autor ainda, mas depois de tantos elogios vou procurar conhecer. Esse livro aprece ser muito fofo. Quem nunca passou por isso, ter aquele primeiro amor inocente? Vou anotar a dica.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir

Olá, queridos! Muito obrigada pela visita!

Seu comentário será sempre retribuído, desde que ele não seja ofensivo ou contenha apenas propaganda. Não custa ler a postagem antes de dar sua opinião, custa? Se custar, me fale o preço e eu vou analisar bem se sua visita vale o que você tá pedindo. rs

No mais é isso, me sigam e eu sigo de volta. ^^

beijos, beijos

Topo