na cabeceira ~ O Rosto que Precede o Sonho


Livro deliciosamente devorado em um dia, entre sorrisos, lágrimas e muita emoção. Parabéns, Maurício Gomyde e muito obrigada por me proporcionar tantos momentos bons através das suas palavras! <3

---------------------------------------------------------------------------------------------------------
aqui no cadê minha fluoxetina??, a tag Na Cabeceira é utilizada na postagem das minhas resenhas literárias. sejam estas dos livros que eu amei e recomendo ou mesmo daqueles que eu não gostei tanto assim. 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Livro:  O Rosto que Precede o Sonho, 176 p.
Editora: Porto 71
Avaliação:       

O Rosto que Precede o Sonho
Os sinais que ele não percebeu, no dia do acidente, poderiam ter evitado que seus pais entrassem naquele avião. Tempos depois, algo inesperado mudou o rumo das coisas, e ele, então, passou a esperar o dia em que os sinais voltariam... Tomas Ventura levava uma vida quase perfeita, cercado por tudo que sempre quis: um violão, um telescópio, muitos discos bons, amigos, um emprego de sonhos e uma casa que flutuava. Mas no dia em que recebeu a proposta de trabalho da sua vida, o convite para participar da trilha sonora de um grande filme de Hollywood, ele decidiu dizer “não”. Até que dois sinais, os olhos cor de mel daquela menina, mostraram-lhe que ainda havia motivos para seguir em frente...

Se eu tivesse que definir esse livro em apenas uma palavra, eu diria magnífico! Maurício consegue nos prender desde o início da história até a última frase do livro. Nos faz rir, chorar, rir de novo, voltar atrás, reler novamente alguns trechos. Nos faz querer mais e mais.

O Rosto que Precede o Sonho é a terceira obra do escritor. Confesso que depois das duas perfeições, O Mundo de Vidro e Ainda Não Te Disse Nada, eu não esperava que Maurício pudesse me surpreender ainda mais. Porém foi o que aconteceu. O Rosto que Precede o Sonho é um livro cheio de sentimento, uma história de amor verdadeiro daquelas que todos sonhamos em ter.

Tomas Ventura descobre que foi traído, pior, que estava sendo traído há dois meses. Está passando por uma fase difícil quando, num sebo, conhece A Menina dos Olhos Cor de Mel. Aurora. Uma doce jovem com gostos musicais semelhantes aos dele. Tomas é compositor de Trilhas Sonoras, Aurora, fotógrafa. E é em meio à arte que o amor dos dois se desenvolve.

É impossível não se encantar pela presença constante da música nos livros do Maurício. Acredito que a música seja sempre citada em seus livros pelo fato de o autor ser também baterista e compositor, porém isso é feito de forma natural. Não é aquela coisa que a gente vê em muitos livros por aí, nada forçado ou cansativo. A música está presente na vida dos personagens, como na nossa vida, o que faz com que a história se torne real para nós leitores.
- hum... e o que te inspira?                                                                    - o céu, a água, a vida, momentos como este aqui. aproveito cada segundo que tenho, sempre. não sei o que será de amanhã, se estarei vivo, se vou te ver de novo, por exemplo.
Tomas perdeu os pais em um acidente de avião e desde esse dia passou a acreditar nos sinais que a vida nos dá de que algo está para acontecer. Uma forte característica de Tomas também é a forma como leva a vida. Ele aproveita ao máximo cada momento, cada instante, como se fosse o último e o tempo todo na história tenta passar essa mensagem para as pessoas com quem convive.

Outro detalhe mágico no livro é como o título se encaixa perfeitamente na história. Maurício descreve algo que todos um dia já chegamos a pensar a respeito, mas fomos incapazes de colocar em palavras. O Rosto que Precede o Sonho. Sim, é sempre o daquela pessoa a quem mais desejamos!! 
..o ponto central fala daquela pessoa em quem a gente pensa antes de dormir. não aquela que vem à mente quando deitamos, mas a última a invadir nossos pensamentos antes do sono profundo. é o momento em que o estado de consciência é tal que não temos controle sobre o que pensamos. e, nesse exato instante, somos invadidos pela mensagem que nosso subconsciente realmente deseja que tenhamos antes de sonhar... é o limiar entre a consciência da razão e a inconsciência do sono. na fronteira entre esses dois estados , o rosto que o destino grava no cérebro é o daquela pessoa que, efetivamente, a gente gostaria que estivesse ali, deitada ao nosso lado..
Mais uma novidade que até então que eu não tinha visto em nenhuma outra obra literária: o processo de criação de uma música. Gomyde, com maestria, apresenta a nós leitores  como é composta uma canção. Fica muito bem ilustrado na história todo esse processo, desde o início, com a decisão de Tomas por aceitar um novo trabalho, a busca pela inspiração e pela nota perfeita e, por fim, a revelação de que aquela seria a melhor de todas as suas canções.
- acho que o mundo anda tão corrido, tão ausente de - ele fez o sinal de aspas - "parar e olhar as coisas com um pouco menos de velocidade", que o ato de mergulhar numa história e vivenciar o mundo de um personagem por meio de uma canção é a forma que encontrei de fugir um pouco do mundo.
A história revela várias surpresas que não é possível expor aqui sem que se perca o encanto. Mas eu não quero fazer isso. Quero que todos leiam e se deliciem com uma das melhores histórias de amor que conheci até hoje. O amor puro, sem segundas intenções. "O" amor e não apenas mais "um" amor.

Bem, sobre a revisão, diagramação e o miolo tenho apenas a agradecer. Nenhum erro de digitação (pelo menos eu não encontrei nenhum rs), fonte não muito pequena, mas nem tao grande a ponto de ficar desproporcional ao tamanho das páginas, que são amareladas, nossas preferidas! Com certeza coracionei cinco vezes (só porque cinco é o limite rs). :L 

Um detalhezinho só que eu não gostei foi que ele é menorzinho que os outros dois livros do Maurício, então na estante me incomoda não vê-los pertinho uns dos outros. rs Mas é só. 

Para comprar O Rosto que Precede o Sonho, Ainda Não te Disse Nada ou O Mundo de Vidro e conhecer mais detalhes sobre esse nosso querido parceiro, entre em contato diretamente com o Maurício pelo site mauriciogomyde.com ou pelo email mauriciogomyde@gmail.comLeiam, sintam e.. Carpe Diem!


beijos, beijos :k

9 comentários

  1. Menina Kelly!!!!
    Deste jeito você me deixa louca... acho que agora quero ler estes três livros!!!
    <3

    ResponderExcluir
  2. Oi Kelly, parece ser muito bom^-^
    Valeu por mais uma dica :e
    Bjos!!Boa semana!!

    ResponderExcluir
  3. Como eu queria poder devorar um livro em um dia, mas não tenho mais tempo :(
    Vou tentar seguir tua indicação... :party

    ResponderExcluir
  4. Oi Kelly *_*
    kkkkk eu jamais leio um livro em um dia, kkk to devagar com o Apaixonados, faz mais de uma semana...cadê tempo minina? rsrs
    Bom, eu não gosto desse tipo de leitura, se não tiver vampiros, monstros ou alguma coisa que mate, não tenhp paciência para ler.[com exceção de poesias, que eu amo *_*]
    Mas pela sua resenha, quem aprecia está muito bem servido. Me alegra saber de livros nacionais de tão boa qualidade.

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler os livros desse autor. Desde que li sua resenha de ainda não te disse nada fiquei com vontade de ler. Agora com essa resenha é que quero ler mesmo, parece o tipo de livro que eu gosto <3

    ResponderExcluir
  6. Pra mim, como para nossa colega cibele é dificil demais ler um livro em um dia, não que eu não consiga, é que a preguiça reima mesmo, e pior que sepre que começo a ser vejo uma rase inspiradora, largo o livro e vou escrever, enfim. Indicação muito boa, dos trechos amei o primeiro, tão sublime.

    ResponderExcluir
  7. cara parece muito interressante por vc dizer q é o amor verdadeiro
    gostei muito da primeira frase q vc postou do livro
    gosto muito de romances e é muito interressante o fato do personagem viver com intensidade como vc falou, a maioria dos livros são trágicos sabe entao é muito bom ver uma diferença neste personagem
    anotei na wishlist de livros
    amore
    me responde uma coisa as crônicas de gelo e fogo o livro 1 tem realmente mais 1000 paginas?
    e aaaaaa
    carpe notiem pra vc ja q ja ta de noite ahaaaa

    radiopires.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. parece ser uma história da maneira que gosto. E ainda é autor nacional o que me deixa bem contente. :)
    Dei umas suspirada com a maneira que descreveste. E bom mesmo quando o livro nos fas rir ou chorar. É porque ele é bom.
    Depois vou pesquisar mais sobre o autor e colocar o livro na minha lista de desejados.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Oiiiiii Kelly!
    Primeramente mil perdões pela ausência aqui no blog. Mas andei numa "ressaca de blog". Vida de blogueiro, realmente não é fácil. rsrs

    Agora quero parabenizar pela a magnifica resenha.
    Me deu vontade de começar a ler o livro agora mesmo. Preciso!

    Que bom não encontrar erros de digitação, isso torna a leitura muito mais agradavel.

    Como já disse, bela resenha!

    Lucas / Era uma vez

    ResponderExcluir

Olá, queridos! Muito obrigada pela visita!

Seu comentário será sempre retribuído, desde que ele não seja ofensivo ou contenha apenas propaganda. Não custa ler a postagem antes de dar sua opinião, custa? Se custar, me fale o preço e eu vou analisar bem se sua visita vale o que você tá pedindo. rs

No mais é isso, me sigam e eu sigo de volta. ^^

beijos, beijos

Topo