resenha: Surpreendente!


“Aqui começa o maior filme de todos os tempos sobre as chances que o mundo coloca na vida das pessoas. Que as lições sejam aprendidas e voltemos milhões de vezes melhores do que quando partimos. Apenas os fortes sobrevivem, porque, mesmo a estrada sendo longa, já dizia o velho poeta: “Quem tem um porquê, enfrenta qualquer como””.

   Livro: Surpreendente!


Autor: Maurício Gomyde
Editora: Intrínseca
Avaliação:     

Pedro é um cineasta recém-formado, de vinte e poucos anos, que acreditar ter uma missão maior no mundo: acredita que pode mudar as pessoas através do cinema. Considerado uma “aberração positiva da natureza”, foi diagnosticado com uma doença degenerativa que o deixaria cego em poucos anos, mas por milagre do destino, sua perda de visão não ocorre. Ele fica então com visão central de 70% e quase perda total da visão periférica.

Pedro trabalha em uma videolocadora e comanda o último cineclube da cidade de São Paulo e, após vários acontecimentos que viram sua vida de cabeça para baixo, decide partir com alguns amigos até Pirenópolis, Goiás, em busca de uma grande revelação de sua avó e também a fim de gravar um curta que traria a ele o grande prêmio Cacau de Ouro. Com câmeras de alta qualidade, quatro amigos então se jogam de cabeça nessa grande aventura.

Maurício Gomyde, também autor de outros cinco romances, é meu ídolo incondicional. Suas histórias sempre nos prendem de forma indescritível. Gostei em particular da forma como ele descreveu o personagem Pedro. Gostei da positividade dele, apesar de tantos problemas na vida.

O livro, que possui um título que se encaixa perfeitamente à história, é de leitura muito leve, simples e gostosa. Você se perde no tempo lendo esse livro. Possui várias citações de filmes, e, como em quase todos os livros do Maurício, de músicas, o que eu acho incrível!

“Acho que o cinema, a música boa e a literatura são instrumentos da Santíssima Trindade para salvar o ser humano da derrota como espécie”.

Os personagens são muito bem descritos. Do Fit, em particular, não gostei muito, achei ele meio forçado, as piadinhas, brincadeiras, enfim, mas os outros todos me deixaram encantada! É um livro que fala muito sobre a amizade e como estas amizades são capazes de transformar nossas vidas para melhor.

“Covardia: quem nunca foi arrebatado por ela? Coragem para se jogar no penhasco das incertezas e decidir que o amanhã não virá mais, quantos têm? Você pode acabar tomado pelo desejo súbito de subverter a lógica natural da ida e abreviá-la, mas se tiver amigos isso nunca acontecerá. Porque serão exatamente eles os que irão puxá-lo da beira do abismo”.

Surpreendente é um livro relativamente pequeno. A história toda se passa em apenas 265 páginas! E é fascinante ver como o Maurício soube aproveitar essas 265 páginas. Coube tanto sentimento e tantos acontecimentos, que parece ser impossível escrever uma história tão cheia de surpresas em tão poucas páginas! Como eu disse antes, é um livro Surpreendente! E merece ser lido e relido, relembrado e resenhado!

Dê uma chance a esse livro e permita que ele também te conquiste! 

3 comentários

  1. Não conhecia essa livro, mas ele parece ser bem interessante. Amei sua resenha!

    Beijos

    Blog Lua Soares

    ResponderExcluir
  2. Olá, Kelly.
    Esse livro está na minha lista desde que li O rosto que precede o sonho. E lá foi bem isso que aconteceu também. Apesar das poucas páginas, o autor sabe escrever uma história incrível que quando termina parece ter sido bem maior.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oiii, Kelly. Tudo bem?
    Eu adquiri esse livro recentemente em uma super promoção, mas ainda não consegui ler :P Mas pretendo fazer isso em breve :)
    Nunca li nada do autor, mas todo mundo fala tão bem dele. E agora com seus comentários sobre esse livro, a vontade só cresceu. E já que eu tenho o livro aqui em casa, não há mais motivos para adiar a leitura, não é mesmo?
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá, queridos! Muito obrigada pela visita!

Seu comentário será sempre retribuído, desde que ele não seja ofensivo ou contenha apenas propaganda. Não custa ler a postagem antes de dar sua opinião, custa? Se custar, me fale o preço e eu vou analisar bem se sua visita vale o que você tá pedindo. rs

No mais é isso, me sigam e eu sigo de volta. ^^

beijos, beijos

Topo