resenha ~ Memórias de Uma Gueixa



Memórias de uma Gueixa" é um romance fascinante, para ser lido de várias maneiras: como um mergulho na tradicional cultura japonesa, ou um romance sobre a sexualidade, e ainda, como uma descrição minuciosa da alma de uma mulher já apresentada por um homem. 

 Seu relato tem início numa vila pobre de pescadores, em 1929, onde a menina de nove anos é tirada de casa e vendida como escrava. Pouco a pouco, vamos acompanhar sua transformação pelas artes da dança e da música, do vestuário e da maquilagem; e a educação para detalhes como a maneira de servir saquê revelando apenas um ponto do lado interno do pulso - armas e mais armas para as batalhas pela atenção dos homens. Mas a Segunda Guerra Mundial força o fechamento das casas de gueixas e Sayuri vê-se forçada a se reinventar em outros termos, em outras paisagens.


Memórias de uma Gueixa, publicado em 2006 pela Editora Imago, é o envolvente romance de estreia de Arthur Golden. Com tradução feita por, ninguém menos que Lya Luft, somos transportados a uma vila de pescadores, no ano de 1929, onde uma menina é retirada de sua casa e vendida como escrava.
"Não nos tornamos gueixas para termos uma vida satisfatória, mas porque não tivemos outra escolha."
No decorrer do livro vamos acompanhando a transformação da escrava a uma das mais renomadas gueixas do Japão. Com maestria, Arthur Golden apresenta aos leitores um mundo até então desconhecido por muitos. Da arte da dança e da música, o vestuário, a maquiagem, até a educação quanto à forma de servir o saquê, não faltou nenhum detalhe a ser exposto. É um livro para se ler com calma e tranquilidade, para que não se perca nenhum dos milhões de detalhes sobre esta cultura incrível. Bem-vindo ao mundo das gueixas!

Memórias de uma Gueixa é um dos livros mais lindos que eu já tive o prazer de ler, tanto é que já reli duas vezes rs. A história inteira é fascinante do início ao fim, desde os momentos narrados sobre a infância de Chiyo e sua irmã Satsu em sua 'casinha bêbada' em Yoroido à sua mudança para Kioto onde foi 'treinada' para se tornar uma gueixa.
"- Muitos homens fingem que não perseguem mulheres só pela chance de entrar debaixo de toda essa roupa, mas você me escute bem, Sayuri: há só um tipo de homem! E já que falamos nesse assunto, aqui vai uma coisa para você lembrar: cada homem sentado aqui em algum momento esta tarde pensou em quanto gostaria de ver você nua. "
O livro possui várias 'faces', por assim dizer. Nos apresenta a vida das gueixas 'treinadas à moda antiga' no Japão durante a Segunda Guerra Mundial, é um tipo de auto-biografia (fictícia) e ao mesmo tempo um romance incrível.
"Quando caminha, uma mulher deve dar a impressão de ondas sobre um banco de areia."
O livro, antes de tudo, põe fim ao rótulo de que gueixas são prostitutas de luxo. As gueixas, na verdade, eram mulheres treinadas durante anos para entreter os homens. É fato que algumas viriam a se tornar amantes de homens casados, que ficariam conhecidos como seu 'danna' e passariam a mantê-las, mas a verdadeira função de uma gueixa era entreter homens servindo-lhes chá, com danças e música nas inúmeras Casas de Chá ou em festas ou eventos a que eram convidadas.

Acredito que o fato de a história ter sido contada em forma de um memorial fez com que o livro se tornasse ainda mais vivo para o leitor. As cenas são descritas com tanta riqueza que é impossível não se sentir nas ruas de Gion ou na primeira fila durante uma apresentação das gueixas em um teatro de Kioto.
"É por isso que sonhos podem ser coisas tão perigosas: queimam como fogo, e às vezes nos consomem completamente." 
Também é de impressionar tamanha perfeição de alguns personagens como 'Mamãe', Hatsumomo, Nobu e o Presidente. Eles são tão vivos que em certos momentos em que eu não estava lendo o livro eu me sentia como se fossem velhos conhecidos meus. 'Mamãe', com sua obsessão por dinheiro, Hatsumomo com sua arrogância e ciúmes por medo de Chiyo vir a se tornar uma gueixa mais bem sucedida que ela, Nobu, querido Nobu, que mesmo sendo um homem rude desde o primeiro momento se sentiu encantado por Sayuri, até então uma gueixa aprendiz, e o Presidente, aaah o Presidente!!! Impossível não se apaixonar por um ser como esse!

Enfim, Memórias de uma Gueixa é um lindo livro em vários sentidos. Deve ser lido não apenas como um romance, mas a fim de se conhecer um pouco mais da incrível cultura japonesa.
"Quaisquer que sejam as nossas lutas e triunfos, qualquer que seja o modo como os experimentamos, em breve todos fundem-se numa coisa só, como a tinta aguada de uma aquarela de papel."
Você já leu essa preciosidade? Deixe um comentário aqui pra gente contando o que achou! Beijos, beijos!

8 comentários

  1. Oi Kelly!
    Sim, eu li "Memórias de uma Gueixa" esse ano e também gostei. Me surpreendi bastante com a cultura e a tradição que o livro apresenta.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Kelly, tudo bem??

    Poxa faz tempo que estou com vontade de ler, mas fico procrastinando! Que bom que vc gostou da leitura! Adorei a resenha!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oie
    Sempre tive curiosidade por este livro, mas ainda não tive oportunidade de ler. Que bom que vc curtiu, fiquei curiosa para ler, parece ser uma história muito boa.

    beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Kelly.
    Eu li esse livro tem uns dez anos já acho e lembro que amei ele. É como você descreveu mesmo. E agora lendo sua resenha me deu vontade de reler ele. Acho que vou fazer isso hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi flor :)

    Menina já li tantos comentários positivos sobre este livro que me pergunto por que eu ainda não li! Eu mesmo adoro conhecer mais sobre a cultura de outros países, fico feliz em saber que obra tenha te tocado ao ponto de ler duas vezes quer dizer que livro é mesmo bom! Agora fiquei ainda mais curiosa, percebi enquanto lia a resenha o quanto o livro mexeu com você! Espero sentir a mesma sensação é me emocionar da mesa forma! Foi ter lido este post por que já estava me esquecendo de ler este livro hahahahaha adorei a resenha Flôr.

    Beijinhos


    https://resenhaatual.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Eu já tentei ver o filme e não consegui, então acho que não vou me arriscar no livro, rs.
    Vou deixar a dica passar, rs.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Kelly!
    Tô há muito tempo procurando esse livro e não acho!
    Adoro a cultura oriental e tudo o que ela representa.Acho muito interessante por parte do autor mergulhar nesse universo das gueixas,desmistificando aqueles pré conceitos que infelizmente muitas pessoas ainda tem.
    Com certeza um livro que tem que estar na minha estante!
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Esse livro é maravilhoso, amo ele!

    Beijos e boa semana pra ti.

    ResponderExcluir

Olá, queridos! Muito obrigada pela visita!

Seu comentário será sempre retribuído, desde que ele não seja ofensivo ou contenha apenas propaganda. Não custa ler a postagem antes de dar sua opinião, custa? Se custar, me fale o preço e eu vou analisar bem se sua visita vale o que você tá pedindo. rs

No mais é isso, me sigam e eu sigo de volta. ^^

beijos, beijos

Topo