na cabeceira ~ bilionários por acaso


Livro lido em 2 dias e meio. Leitura fácil, muito agradável. Adorei!

---------------------------------------------------------------------------------------------------------
aqui no cadê minha fluoxetina??, a tag Na Cabeceira é utilizada na postagem das minhas resenhas literárias. sejam estas dos livros que eu amei e recomendo ou mesmo daqueles que eu não gostei tanto assim. 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Livro:  Bilionários Por Acaso: A Criação do Facebook, 232 p.
Autor: Ben Mezrich
Editora: Intrínseca
Avaliação:       


Bilionários Por Acaso: A Criação Do FacebookBilionários por acaso é um relato impressionante dos bastidores de uma história sobre ganhar dinheiro e perder a inocência, mas também sobre como uma empresa que foi criada para juntar pessoas separou dois amigos.

Há tempos esse livro estava na minha lista de desejos, pra ser mais precisa, desde seu lançamento, mas como acontece com vários livros sempre surge outro que desperta mais meu interesse e os que antes estavam no topo da lista vão sendo rebaixados, ficando pra depois.

Ainda não conhecia nada a respeito da história do Facebook, não assisti ao filme (ainda, já que o livro me deixou curiosíssima e vai me fazer comprar o DVD), então foi tudo uma surpresa. Adotei esse novo método de leitura (não ler sinopses ou resenhas antes da obra) para não perder o encanto, e isso tem tornado minhas leituras mais agradáveis e interessantes. Todos concordam que é bem melhor ler um livro sem saber o que vai acontecer na próxima página, certo?

Ben Mezrich nos apresenta em Bilionários Por Acaso uma história irresistível. Em uma linguagem envolvente, somos levados aos corredores das maiores universidades da América. Em vários momentos é possível se sentir nas badaladas festas de fraternidade ou no laboratório de informática dos campi mais consagrados do planeta.

Por se tratar de uma história real sobre a fundação de uma das mais famosas empresas virtuais, Ben conseguiu reunir, baseando-se em entrevistas, várias fontes, documentos e arquivos de documentos judiciais, vários fatos, transformando tudo isso em uma narrativa espetacular.

Os personagens são muito bem descritos. Logo de cara somos apresentados a Eduardo Saverin, brasileiro, estudante do segundo ano em Harvard na sua festa de apresentação, a primeira das etapas para seu ingresso no Phoenix, um dos mais prestigiados Clubes Finais de Harvard. Em seguida somos levados ao mundo de Mark Zuckerberg, o garoto do cabelo enroladinho, um nerd mais interessado em seu laptop e em seus códigos de programação que em todas as outras questões e eventos relacionados às fraternidades de Harvard.

A história ter sido exposta em uma narrativa a tornou mais atraente. Uma história de sexo, dinheiro, genialidade e traição é o que realmente se encontra desde os primeiros capítulos do livro. Ben Mezrich expõe detalhadamente a ascensão de Mark e do Facebook, e consequentemente o declínio de (quase?) todos os que estiveram junto (ou não) com ele, ajudando-o na criação do site, mostra como Mark Zuckerberg passou a perna em todo mundo para se dar bem, mesmo não estando ‘muito aí’ para o dinheiro. (aham, Mark, todos acreditamos). 

Sobre a diagramação e capa, me agradou muito o tipo de papel utilizado no miolo do livro. Chamois Fine Dunas 75g/m² é sempre bem-vindo aos olhos. Da capa também gostei bastante, não procurei saber se é a mesma da versão original em inglês, mas enfim, é Intrínseca então né, não temos muito a discutir. No mais é isso, coracionei cinco vezes. É realmente um livro muito interessante. Super recomendo!

beijos, beijos :k


6 comentários

  1. Eu adoro ler um livro sem saber nada a respeito dele, sempre me impressiono ^^

    "aham, Mark, todos acreditamos" ushuashua ri demais disso, até parece que ele não tava nem aí pro dinheiro ^^

    ResponderExcluir
  2. Humm, eu tenho o marcador [claro rsrs] mas o livro não me interessou não, pra falar a verdade.
    A história desse cara me dá..num vou nem dizer. Trair os amigos que o ajudaram ele, puta sacanagem ¬¬

    Bjo Kelly #amotucaradetatu

    ResponderExcluir
  3. Oi Kelly, bilionários por acaso, acho que não foi bem por acaso hein? =)
    Tem um selo pra vc no blog.
    Bjos e boa semana.

    ResponderExcluir
  4. Oh wait! Seguirei seu conselho sobre não saber nada a respeito dos livros que pretendo ler e deixar tua resenha pra depois, hehe

    ResponderExcluir
  5. ohhh, essa é uma boa, Mauricio!
    não tinha pensado nisso ainda. kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Oi, Kelly!

    "Chamois Fine Dunas 75g/m²"?

    Você manja, heim? rsrs

    Mandou bem na resenha, você escreve muito bem, parabéns!!

    Não sabia que havia um livro sobre o Facebook, eu já tinha ouvido falar do filme.

    Legal, fiquei interessado.

    Se é super recomendado, então é bom. rsrs

    Bjs.

    ResponderExcluir

Olá, queridos! Muito obrigada pela visita!

Seu comentário será sempre retribuído, desde que ele não seja ofensivo ou contenha apenas propaganda. Não custa ler a postagem antes de dar sua opinião, custa? Se custar, me fale o preço e eu vou analisar bem se sua visita vale o que você tá pedindo. rs

No mais é isso, me sigam e eu sigo de volta. ^^

beijos, beijos

Topo