Vim contar a vocês uma história. Uma história real, que está acontecendo agora. É rapidinho, eu garanto!!
Era mais um dia de festa. A turma já tinha começado a chegar. De onde eu estava, conseguia ver todos que passavam pelo portão de entrada. Como era lindo ver todo mundo reunido novamente!
Olhei em volta e, em um dos cantos pude ver os mais velhos, avós, avôs, tios. Nossas referências. Símbolos de sabedoria e experiência. Alguns cantavam com entusiasmo. Outros sorriam, ao som de uma viola, que entoava as mais lindas modas caipiras. Alguns faziam versos ali, na hora, de improviso.
Do outro lado as crianças corriam, brincando, numa felicidade contagiante. Era nítido isso. Sabiam do amor que todos da família sentiam por elas. Isso transparecia no olhar de cada uma.
Com um sorriso involuntário no rosto, caminhei no sentido às mesas, que, como sempre, estavam fartas das mais diversas delícias da roça. Biscoito de goma, geleia de mocotó, paçoca de carne, pão caseiro, café quentinho. Era assim mesmo que sempre éramos recebidos, com muito amor e muita comida boa! Comida raiz, nostálgica.
Em um certo momento, olhei em volta e percebi alguns rostos muito surpresos e, por alguns segundos, talvez até tristes. Mas logo, logo, sorrisos da mais pura felicidade preencheram novamente os rostos de todos. Então, ao olhar em direção ao portão de entrada, percebi que algumas outras pessoas chegavam, pessoas que há muito eu não via, e corri pra abraçá-las e matar a saudade!
E a festa continuou no ritmo que todos já estavam acostumados. Muita cantoria, sorrisos, abraços, histórias sendo relembradas com grande nostalgia e, claro, muita comida boa! Assim era sempre a nossa Siqueirada, uma festa única, que, desde quando aconteceu pela primeira vez, conseguiu nos unir a cada dia mais como família.
E assim permanece até hoje. Seja com o pessoal lá de baixo, uma vez ao ano, nos feriados de Corpus Christi ou daqui cima, com nosso Pai, onde estamos agora. Não deixamos de nos reunir após nossa vinda pra cá. Estamos aqui todos juntos, felizes! Como sempre foi aí na terra!
Desejamos que vocês, Siqueiras que estão aí agora, aproveitem bastante esse momento e continuem aí firmes, sempre unidos, em família! Esse é o nosso único desejo pra hoje! Até um dia!
Grande beijo!!